quarta-feira, 25 de maio de 2016

O O L H O D E D E U S

   Para entender a construção, é preciso entender a mente do engenheiro. Há em tudo que fazemos a nossa pessoalidade. Para saber como algo funciona, é preciso entender como pensou a mente de seu construtor.
   Viajantes como eu, se alimentam de questões, perguntas e eventualmente respostas, mas não se satisfazem necessariamente com elas. O apetite é saciado por um tempo. A fome sempre volta. A dúvida também.
   Estava usando toda a informação que adquiri para saber qual a origem do universo e fui visitado por uma grande e irradiante luz. Fui consumido por ela e não lembro de muito do que aconteceu. A luz me disse que era deus e que iria responder algo a mim. Para que eu entendesse como foi criado o universo, eu deveria entender como pensa o criador e aí estava. Deus havia me carregado para dentro da mente dele. Pelo pouco que pude ver, a lógica dele é ilógica para nós. Pra nós, tudo é uma linha dividida entre passado, presente e futuro. Na mente dele, tudo acontece simultaneamente o tempo todo.
   Eu me senti nauseado.
   Ele me disse que existe. E que existe apesar de nós. Contou-me que veio de muito longe e disse que sempre esteve lá. Em suas palavras: O eterno não começa e nem termina. Ele está. 
   Tudo aquilo parecia doideira. Perguntei qual deus ele seria.
   "Todos e nenhum. Sou além da compreensão da Terra. O homem atribui significados, inclusive a deus. Qualquer um que você tivesse fé, era a mim que chegariam as orações. Não tenha medo. Não há deus verdadeiro. Aliás, não há deus. Deus é como vocês me vêem. É uma alcunha que existe apenas para vocês. Minha definição mais próxima da realidade seria 'esclarecido'. Acalme-se, sei que é informação demais. O que quero dizer é que eu me faço na forma como vocês me entendem, seja qual forma for." 
   Tudo brilhou novamente e eu acordei. Estava sozinho, mas sentindo uma gratidão imensa. Não por comprovar a existência de deus, mas por me alimentar com todas as perguntas que vieram depois da constatação.
   O homem não é deus, mas tem poder suficiente para criá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário