quarta-feira, 27 de julho de 2016

L A B O R O

   Em uma das viagens que fiz pelas terras por onde andei, visitei uma fábrica de sensações. Era um modesto prédio bege e azul, onde produziam sensações engarrafadas. Havia uma infinidade de produtos nos mais variados tipos de garrafas e rótulos criativos. 
   As garrafas eram produzidas por uma enorme fornalha que devorava tudo que fosse atirado lá dentro, queimando como o juízo final, e transformando todo aquele ódio em genuínos potinhos e garrafas de vidro. A transmutação do ódio em arte.
    Os rótulos eram feitos por outros funcionários. Pintavam telas e projetavam sonhos. Eram tão diferentes dos outros. Gostavam de barba como os trabalhadores braçais, mas eram decididamente diferentes: escovavam as barbas e passavam uma infinidade de creme. A barba era o organismo vivo,que comandava o corpo. 
    Adentrei a fábrica e vi como era o funcionamento. Havia uma pequena sala onde várias pessoas viviam sensações. Reviviam memórias, criavam acontecimentos e assistiam. Existia naquele espaço, a regra das três pessoas. E foi um dos funcionários quem me explicou:
   "Toda sensação pode ser sentida de três formas, por isso o nome da regra. A primeira pessoa é quem faz a ação, cujo nela, a sensação geralmente é um mix de coragem, medo e hiperventilação; a segunda pessoa recebe a ação da primeira, geralmente bebe surpresa com duas pedras de gelo; a terceira pessoa assiste as duas e pode optar por um drink de contemplação ou raiva, varia de pessoa pra pessoa" - finalizou olhando para a pequena apresentação em slides.
   "Fantástico!" - comentei sem piscar os olhos. Continuamos caminhando pelos corredores e conhecendo a empresa. 
   Ao fim da visita, depois de provar algumas amostras grátis de sensações, uma estranha tristeza me acometeu. Era notável o trabalho desta indústria de sensações engarrafadas, mas os trabalhadores estavam exaustos! Davam a eles inibidores de sensação, para não sentirem nada! Isto era realmente trágico. 
    "Obrigado por ter vindo conhecer nossa empresa" - cumprimentou um sujeito de terno e óculos. 
    "Qual a sensação você mais gosta?" - indaguei firme. 
    "A do sucesso!"- respondeu em seguida. 
   "Onde posso comprá-la?"
   "Sinto muito, ela não está à venda. A produção desta iguaria necessita de um ingrediente extra para funcionar..."
   "E qual seria?"
  "Suor dos trabalhadores! Uma grande quantidade de suor pode gerar apenas uma mínima quantidade de sucesso. Por isso eu limito o consumo a mim"
    "Não parece justo"
    "Para a justiça deles, a minha ou a sua? Esta é a regra das 3 pessoas. Venha, pegue esta amostra de Animação e beba" - Peguei o pequeno frasco e logo estava sorrindo longe dali. 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário